-
Arquitetos: External Reference Architects
- Área: 1030 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente inaugurado, "Escadaria e Mirante Vela" é o novo projeto do escritório de arquitetura External Reference, dirigido pelo arquiteto Carmelo Zappulla. A obra gera, pela primeira vez, uma conexão entre Passeig del Mare Nostrum e Plaça de la Rosa dels Vents, em frente à praia de La Barceloneta.
O projeto interpreta as condições de um contexto portuário muito especial: a nova conexão representa uma articulação em diálogo com o Hotel W, onde a força bruta do mar convive com uma concentração única de pessoas e usuários que realizam todos os tipos de atividades ao ar livre e de lazer no dia-a-dia. De acordo com as exigências da Nova Bocana, promotora do projeto, foi necessário resolver algumas necessidades diretas e específicas, tais como conectar dois níveis diferentes e suportar um dique existente, além de aproveitar a oportunidade de gerar a nova fachada do Passeig del Mare Nostrum.
O projeto foi concebido como um elemento tectônico que deriva sua morfologia das formações dos cristais de sal que crescem nos pequenos reservatórios de água do Mediterrâneo, capturados pelas irregularidades e acidentes das rochas marinhas. Com base nesse fenômeno, a escadaria "cristaliza" no recanto criado pelo encontro do passeio marítimo da costa de Barcelona com o dique de proteção que o abriga da investida das ondas do mar.
Do ponto de vista da composição, o projeto se desenvolve entre duas paredes, a existente do dique e uma nova que, de forma escultural, se abre para o passeio, convidando a comunidade a experimentar um novo espaço urbano que se projeta em direção ao mar e gera uma varanda com vista para o Mediterrâneo e a cidade.
O projeto se concretiza em uma escada de concreto armado e uma passarela elevada apoiada por uma estrutura de vigas e pilares pré-fabricados de concreto. Possui uma parede visível do passeio revestida com painéis bio-receptores de concreto triangulares, que também incorporam o uso de vegetação de baixa manutenção e um sistema de iluminação. Esta parede foi projetada utilizando estratégias de desenho paramétrico para otimizar sua construção e incentivar o crescimento superficial de plantas eutóctones (Lobularia Maritima, Lampranthus Spectabilis e Drosanthemum Floribundum).